post-reiki
Carla Carvalho

Carla Carvalho

Sexcoach e Terapeuta Holística

Reiki, Yoga e Cristaloterapia: Terapias Holísticas

De caráter multidimensional e alinhado ao modelo holístico, o atual conceito de saúde contempla o bem-estar físico, mental e social de cada pessoa, considerando fatores tais como: rotina, genética, reservas naturais de qualidade, padrão financeiro capaz de proporcionar qualidade de vida, acesso e serviços de prevenção e assistência médica. Tal entendimento indica que saúde, desenvolvimento pessoal e bem-estar são definições interdependentes.

No Brasil, a saúde é um direito social de valor coletivo que deve ser assegurado sem qualquer distinção a todos os indivíduos. Neste sentido, políticas públicas de saúde reduziram pela metade os índices de mortalidade infantil e materna, ao passo que, nos últimos vinte anos, a expectativa de vida da população aumentou em sete. Dois fatores contribuíram para este avanço: melhoria nas condições de vida da população e a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, o País ainda possui uma das piores expectativas de vida da América Latina e desigualdades de indicadores de saúde entre as regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste. Considerando tais informações, é factível a necessidade de garantia           de acesso a serviços de saúde de qualidade para toda a população. Além da adoção prioritária de medidas preventivas e melhor oferta de tratamentos de saúde.

Dentro dessa perspectiva, o Ministério da Saúde (MS) – tendo por objetivo valorizar e reconhecer as práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado – incluiu, entre outras práticas, o Reiki e o Yoga na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Tal implementação de acesso – ainda escasso – no atendimento primário do SUS, dota de maior visibilidade as Práticas Integrativas Complementares (PIC), oferecendo um norte para a relevante humanização da qualidade de atendimento em todo o setor – público e privado – de saúde

TERAPIAS HOLÍSTICAS

As técnicas que visam à promoção da assistência à saúde, nas dimensões de prevenção, tratamento e/ou cura, considerando o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo, e espírito – são conhecidas por terapias alternativas, holísticas ou complementares. Reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tais técnicas complementares à medicina convencional, têm por fundamentos genéricos a harmonização e a estruturação do corpo e da mente.

 REIKI

Pertencente ao grupo das ondas, vibrações e radiações, o Reiki é uma terapia de energização, equilíbrio e autodesenvolvimento.  O seu principal objetivo é “estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde”, para a promoção da cura e da autocura energética. A técnica japonesa ou método científico Reiki, por intermédio da energização dos órgãos e dos centros energéticos, proporciona a harmonização e o equilíbrio dos corpos físico, mental e emocional e do pensamento espiritual. Entre os principais benefícios do Reiki, destacam-se: ativação de glândulas, órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, promove o relaxamento, auxiliando no tratamento e combate ao estresse, à depressão, insônia e à ansiedade, e favorece o equilíbrio da energia vital.

A transmissão energética do transmissor ou terapeuta reikiano/a para o/a receptor/a ocorre por meio da imposição de mãos, olhar, sopro, gestos, presença e à distância. Numa sessão, a pessoa capacitada para servir de canal transmissor manipula a energia impondo as mãos ou tocando suavemente o corpo do paciente. Não é necessário que o paciente tire as suas roupas ou use algo específico, apenas pede-se que fique descalço/a. Também não há restrições, podendo ser aplicado em adultos, crianças, gestantes, idosos e bebês. Contudo, em situações específicas exige-se alguns cuidados: a) não aplicar durante cirurgias – pode haver diminuição dos efeitos da anestesia; b) em caso de fratura, aguardar a colocação do osso no lugar e o engessamento; c) em membros amputados, deve-se aguardar a consulta com o especialista e, d) para evitar alteração no funcionamento, não aplicar sobre marca-passos, aparelhos auditivos ou outros objetos eletrônicos no corpo do paciente. Para quem procura uma nova filosofia de vida, o Reiki propõe a observância de cinco princípios para o tratamento de todos os aspectos do ser: “Só por hoje, não sinta raiva; não se preocupe; seja grato; trabalhe com dedicação e honestidade; seja gentil com todos os seres”. Além da cura e do bem-estar, o Reiki favorece o autoconhecimento e a conexão com a própria essência de cada indivíduo, possibilitando o alcance da verdadeira felicidade.

Figura 1 – Aplicação de Reiki.

YOGA

O Yoga é um sistema de filosofia indiana que tem por objetivo principal alcançar a auto realização. É uma atividade pela qual o processo meditativo move a atenção do indivíduo para o seu interior alcançando conscientemente a sua essência. Significa um processo de “remoção ou transcendência de obstáculos, véus e falsas identidades”. O yoga se realiza por meio de práticas física, respiratória e mental que combinam posturas corporais, técnicas de respiração, meditação e relaxamento. Buscando a promoção integral do ser, o yoga põe em evidência a importância do autocuidado, da alimentação saudável e o comportamento ético não violento. Entre os principais benefícios do aprendizado do yoga – relacionado com a qualidade ou a convicção na prática pessoal – destacam-se a melhoria da qualidade de vida, redução do estresse, alivio da ansiedade, diminuição dos sintomas de depressão e da insônia, auxilia na aptidão física, aumenta a força e a flexibilidade e também promove o equilíbrio.

Asanas

Literalmente asana significa “assento”. Numa significação mais ampla,refere-se a qualquer postura física. As práticas dos asanas são introdutórias às práticas respiratórias e de meditação e oferecem a consciência da maneira como a energia vital flui naturalmente. Os asanas proporcionam estabilidade ao corpo enquanto reduzem ao mínimo o esforço físico. Por meio das posturas corporais, os bloqueios e condicionamentos são trabalhados de forma consciente. Assim, o yogin ou a yogini pode libertar o próprio corpo de preferências e a versões do ego e se conectar com a fonte da existência.

Figura 2 – Prática de asana

Meditação

A meditação tem por objetivo aniquilar a marca mental por meio da harmonização dos estados mentais e da consciência e aprofundamento dos sentidos. Permite a consciência da quietude do estado físico, despertando a consciência do espaço interior. Assim, o yogin ou a yogini torna-se atento ao que acontece no presente, desenvolve autoconhecimento e reduz o fluxo de pensamentos. Entre os seus benefícios se incluem: promoção da concentração, melhoria na percepção das sensações físicas e emocionais, ampliação do autocuidado à saúde, redução da hiperatividade e dos sintomas da depressão.

Figura 3 – Meditação

CRISTALOTERAPIA

A cristaloterapia é uma técnica terapêutica que utiliza os cristais como ferramenta de cura. O seu principal objetivo é reequilibrar o corpo humano. A terapia com cristais atua sobre o fluxo energético a fim de devolver a saúde a todo o organismo. As propriedades físicas e químicas dos cristais atuam nas dimensões física,energética, mental, emocional e espiritual das pessoas.

A forma mais comum de uso dos cristais é colocá-los sobre o corpo, nas áreas específicas a serem tratadas ou nos próprios chakras. Os cristais absorvem, transformam, amplificam e emitem energias específicas. A terapia com cristais inclui ainda banhos e ingestão de elixires de água energizada para a promoção do equilíbrio físico e emocional.

Figura  1 – Banho de cristais

Figura 2  – Elixir de cristais

O tratamento com cristais pode ser realizado por fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, naturopatas, terapeutas holísticos e integrativos e pessoal com formação específica em cristaloterapia. A cristaloterapia exige que os profissionais praticantes sejam capazes de ouvir os pacientes. Um terapeuta dos cristais deve saber compreender dores, angústias e anseios. E ser capaz de selecionar os cristais mais adequados às necessidades do paciente e às questões que precisam ser tratadas.

A cristaloterapia é um método de tratamento não invasivo. Oferece diversos benefícios, entre outros:

  • Libera traumas reprimidos
  • Elimina memórias infelizes e crenças limitantes.
  • Ativa e promove a harmonia dos chakras.
  • Remove e trata tensões.
  • Desbloqueia emoções.
  • Limpa e purifica energias.
  • Trata esgotamento mental e emocional, fadiga, ansiedade, insônia, depressão, estresse, síndrome do pânico, dores de cabeça e outras disfunções no corpo.
  • Acalma a mente.
  • Relaxa o corpo.
  • Promove a sensação de paz e harmonia interior.
  • Favorece o autoconhecimento.
  • Promove maior percepção, foco e atenção.
  • Desperta virtudes físicas e espirituais.

Os cristais podem ser usados sozinhos ou associados a outras terapias energéticas. Quando combinados, ampliam os resultados, os tornando mais rápidos e duradouros. É possível combinar a cristaloterapia com a prática do Reiki,  uso dos florais, aromaterapia, cromoterapia, meditações e massagens. Porém, é imprescindível que se dê continuidade aos tratamentos médicos e uso de medicamentos adequados.

Figura – Tratamento com cristais e pêndulo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Ketlyn. O uso de cristais e pedras preciosas para dar um up na saúde e na beleza. 21 out. 2018. M de Mulher. Especial Autocuidado. Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/beleza/use-cristais-e-pedras-preciosas-para-dar-um-up-na-saude-e-na-beleza/. Acesso em: 02 jun.2020.

BRASIL. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, 191A, p. 1-32. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm.
Acesso em: 19 set. 2019.

Portaria n.º 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Ministério da Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html. Acesso em: 19 set. 2019.

BHRATI, Swami Jñaneshvara. Quatro aforismos fundamentais do yoga sutra. Yoga.pro.br. Disponível em: http://www.yoga.pro.br/openarticle?id=890&Quatro-aforismos-fundamentais-do-yoga-Sutra. Acesso em: 01 out. 2019.

CONCEITO de saúde nos dias atuais. Conceito Zen. Disponível em: https://www.conceitozen.com.br/conceito-de-saude-nos-dias-atuais.html. Acesso em: 19 set. 2019.

CRISTALOTERAPIA. Cura Essencial. Disponível em: https://curaessencial.com/cristaloterapia/  Acesso em: 02 jun. 2020.

CRISTALOTERAPIA: indicações e efeitos dos cristais.  Sementes de Cura. Disponível em: https://sementesdacura.com.br/cristaloterapia/
Acesso em: 02 jun. 2020.

KUPFER, Pedro. Asana: o que há num nome: Yoga.pro.br. Disponível em: http://www.yoga.pro.br/openarticle?id=1159&-%C4580SANA:-O-QUE-H%C3%81-NUM-NOME?
Acesso em: 01 out. 2019.

Meditação Bhramari, a vibração interior. Yoga.pro.br. Disponível em: http://www.yoga.pro.br/openarticle?d=320&MEDITA%C3%87%C3%83O-BHR%C4%AA-A-VIBRA%C3587%C383O-INTERIOR
Acesso em: 01 out. 2019.

LUCCHI, Sueli. O que é Reiki?  Eu sem fronteiras.  Disponível em: https://www.eusemfronteiras.com.br/o-que-e-o-reiki/
Acesso em: 25 set. 2019.

MUTÃO, Leandra. Como os cinco princípios podem tornar sua vida mais feliz e descomplicada. Leve a vida Leve. E-book gratuito. Reiki On line Brasil. Disponível em:
https://reikionlinebrasil.com.br/5-principios-do-reiki-introdução
Acesso em: 27 set. 2019.

PORTAL DA EDUCAÇÃO. Terapias holísticas associadas: medicina alternativa. Portal da Educação. Disponível em: https://portaleducação.com.br/conteúdo/artigos/medicina-alternativa/terapias-holisticas-associadas/18411
Acesso em: 25 set. 2019.

PROJETO Brasil: 5 dados sobre a realidade da saúde no país.  CLP. Disponível em: https://www.clp.org.br/prpjeto-btasil-5-dados-sobre-a-realidade-da-saude-no-pais
Acesso em: 19 set. 2019.

REIKI MAWASHI. Kotodoma. Reiki Mawashi.  Disponível em: https://www.reikimawashi.org/jikiden-reiki/kotodama. Acesso em: 27 set. 2019.

TESHIMA, Paula. As contraindicações do Reiki. Somos Todos Um. Disponível em: https://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/aotoconhecimento/as-contra-indicações-do-reiki-47822.html
Acesso em: 27 set. 2019.

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin