Carla Carvalho

Carla Carvalho

Sexcoach e Terapeuta Holística

Vamos falar Sobre o Clitóris

Neste post explicarei sobre o clitóris e a sua importância no bem-estar íntimo da mulher. Ah! No final, ensino uma prática para desbravadoras iniciantes.

Durante algumas atividades, quase sempre, deparo-me com uma mulher que desconhece o órgão que lhe permite sentir prazer durante as relações sexuais. Algumas não sabem o verdadeiro nome, referindo-se, comumente ao apelido infantil “grelo”. Outras acreditam que a glande clitoridiana é o próprio… Existem as que não sabem onde ele fica, e ainda, essas são muitas, aliás, há aquelas distraídas que não sabem pronunciar o nome… Então, prometo ser didática e te contar o mínimo que precisamos saber sobre ele, pois, se você é mulher, não importa a sua cor, idade ou quanto dinheiro tem em sua conta, ao menos naquelas hipóteses em que precise fazer escolhas e tomar decisões nos campos dos direitos reprodutivos e liberdade sexual –  que não são poucas – precisará conhecer um pouco sobre o seu próprio corpo. Assim, sugiro que comecemos por ele, o clitóris.

Clitóris?! O que é isso?

Essas são perguntas que surgem acompanhando caras de dúvidas todas as vezes que respondo a inocente questão lançada por mim mesma em grupos de mulheres: VOCÊS SABEM QUE TEMOS UM ÓRGÃO EXCLUSIVAMENTE RESPONSÁVEL POR NOSSO PRAZER SEXUAL, NÃO É?! Entre lembranças vagas e o total desconhecimento, caminho, tentando construir um desenho mental desse órgão, que, quase sempre nossos/as ginecologistas esquecem de dar alguma visibilidade.

Não importa o que já te falaram sobre o clitóris, a primeira coisa que precisamos saber é que ele é um órgão, e, por isso, não pode ser escondido por um tabu que nos impede de vê-lo de perto ou de tocá-lo. Ele compõe o sistema genital feminino, integrando a vulva, que é a parte externa da genitália. Entre as suas características instigantes destaco que ele é erétil, tem capacidade de ereção (fica durinho quando estimulado). É um órgão muito sensível que tem por principal responsabilidade as sensações sexuais femininas. E aí está a sua importância, por compor uma área erógena (zona excitável), revela-se como uma parte da anatomia que é fonte de sensações e prazer sexual na mulher.

Mas, onde ele fica mesmo?

Pegue o espelho e tire a calcinha. Nem pense em ficar envergonhada…

Essa bolinha, mais ou menos do tamanho de uma ervilha, que você está vendo bem onde os pequenos lábios se encontram, acima do lugar por onde sai o xixi (uretra), é a pontinha do clitóris. Isso, o clitóris não é o capuz que o cobre, essa pele aí é o prepúcio que protege a saliência que parece com uma pérola (glande), parte visível e bem sensível ao toque do clitóris, que fica na vulva.

Ah! O clitóris é a bolinha que fica dura e cresce…

Não. Essa é apenas a parte que vemos – a glande do clitóris. O clitóris (todo o órgão) é uma estrutura bem mais complexa, e sua maior parte fica mais internamente, sob a pele. E daí vem outra característica que considero importante, que é a sua variabilidade de acordo com cada corpo feminino. Nenhum clitóris é igual, cada mulher possui o seu de acordo com a estrutura do seu corpo. Todos os clitóris tem cor, tamanho e formato diferentes, assim como cada uma de nós somos diversas e únicas.

O clitóris possui estrutura interna e externa formada por um tecido erétil e muito sensível, porque possui muitas terminações nervosas e neurônios sensoriais. Somente ali na glande (área que parece a pérola) são mais de oito mil fibras nervosas.

Se o clitóris não é só a glande, quais são as outras partes?

São partes que compõem o clitóris: 1 – externa – corpos eréteis que terminam em: a) prepúcio – encobre a glande e b) glande clitoridiana – com cerca de 2 cm e bastante sensível ao toque, é a saliência cônica que sai do prepúcio e torna-se visível; 2 – interna: c) bulbo de vestíbulo – formado por tecido erétil e corpos esponjosos,  fica atrás das paredes vaginais, descendo ao longo da vulva; d) corpo do clitóris – formado por dois corpos cavernosos (que envolvem a uretra e a vagina), se enche de sangue e proporciona o orgasmo vaginal; e) raízes, crura, crus ou pernas do clitóris – medem até 9cm, têm forma de V invertido e se estendem em profundidade na cavidade pélvica (bacia).

Figura 1 - Estrutura do Clitóris.
Fonte: Revista Prevenir, 2023.

E, por que o clitóris é tão importante?

O clitóris é um dos componentes da resposta sexual. Por meio dele se desenvolvem a recepção e a transformação dos estímulos sexuais que podem dar início ou elevar a tensão sexual. Ou seja, a sua estimulação permite o interesse sexual e pode conduzir ao orgasmo. Entretanto, um dos benefícios mais importantes destes estímulos está ligado ao aumento da lubrificação (o sexo fica mais confortável e prazeroso) e do canal vaginal, além de ampliar a satisfação sexual.

Ao receber estímulos, as terminações sensoriais do clitóris os comunicam ao cérebro, com a chegada de sangue na região genital ocorre a lubrificação na vagina, no clitóris e nos lábios. Por isso, vale lembrar a importância da masturbação, que permite obter a percepção visual e sensorial do clitóris. É o toque que nos leva a percebê-lo por meio de sua sensibilidade e, assim, podermos encontrá-lo e aprender com ele como está a nossa saúde íntima e o que faz diferença em nosso prazer.

Na prática…

É muito simples para verificar o funcionamento e as sensações do clitóris, mesmo para quem ainda não sabe o que fazer. Sugiro começar pondo um dos seus dedos e acariciá-lo de forma suave, fazendo movimentos circulares. Caso note a sensibilidade excessiva, tente tocar o seu clitóris por cima da calcinha.

Agora que você já sabe o que fazer para encontrar e entender um pouco mais sobre o clitóris, que tal você compartilhar conosco o que já sabe sobre esta jóia do prazer feminino?

Deixe o seu comentário.

Carla Carvalho – Sexcoach – 28out2023

Compartilhe esse artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin